Luckwearer escreveu:
- Você tá exagerando um pouco, meu caro amigo. Nem na demo o jogo se resumia em jumpscares, teve no máximo uns dois, bicho, o manequim batendo contra parede num corredor e o bebê caindo do teto, duvido que tenham coisas assim no jogo oficial, mas esses jumpscares são normais em qualquer jogo, assim como eram nos RE originais. Zumbi e cachorro pulando de janela é um bom exemplo disso.
- Isso nem me estendo, porque o próprio produtor do jogo diz em toda entrevista que o jogo é basicamente tudo que você falou de RE. Demo só foi uma amostra minúscula pra ver como tá o clima do jogo e as mecânicas.
- Disseram que não vai ter, mas também sinto que vai ter, aquela garotinha do trailer que botei no tópico e toda aquela explosão vindo atrás dela, sei lá, bicho, vamos ter que esperar pra ver a explicação. Mas a princípio, o mesmo produtor diz que é o mesmo universo, enquanto tá rolando essa história nesse lugar, em outros lugares o Leon, Chris, Jill, etc tão fazendo as coisas deles, e consequentemente as coisas do jogo se encaixam nesse universo, então eu acho que só vai ser outra arma da Umbrella mesmo ou algum erro. To muito curioso pra descobrir o motivo da Umbrella deixar essa família de boas ali, quando claramente foram eles que os fizeram.
- Me referia mais à ambientação jumpscare, que meio que "prepara" você para os sustos. Em RE sempre houveram esses sustos, mas não eram em vão. O desses cachorros, por exemplo, era um susto e tensão contínua ao mesmo tempo, porque você iria ter que enfrentar eles depois. Ou o Nemesis aparecendo do nada, que além de susto era tenso para o jogador ter que enfrentar ele. Já no caso da demo, pelo menos, todos os sustos ambientais eu considero desnecessários. Os finais, tanto da fita quanto o da demo, foram os únicos sustos que foram realmente relevantes para o jogo. Estou com a esperança de que, se houver jumpscare, seja nesse modelo.
- Sim, percebi isso mais ou menos pelos teasers. Se se focarem nisso, pode ficar um pouco semelhante ao RE1, principalmente o remake.
- Se houver toda uma explicação relacionada ao bioterrorismo, pode ser bastante interessante. Por isso, estou mais curioso para saber da história por trás do que pelo jogo em si.
Luckwearer escreveu:
Não entendi você reclamar que a franquia não revoluciona mais, mas não quer sair da área de conforto. E não sei onde cê tá vendo que tão se inspirando demais em outros jogos, que outros jogos, bicho? Outlast não tem nada ver com o que mostraram até agora, só dizem que o jogo parece com Silent Hills pelo mesmo esquema de upar uma demo porque de resto não tem nada ver e eu que geralmente costumo acompanhar os jogos de terror lançados no mercado, posso te dizer que depois de séculos, esse RE7 tá sendo uma puta novidade, porque é o único que vamos poder lutar, nos proteger, sobreviver de fato, ao invés de só correr e se esconder.
Falei isso mais baseado na demo. Li poucas informações do jogo e só fui ver esses teasers hoje.
A CAPCOM tenta se adaptar ao mercado. Percebeu que games de terror estavam tendo bastante sucesso, gostaram de Silent Hills e outros do gênero, aproveitaram que os fãs queriam a volta do "horror" e misturaram os dois.
O jogo não tem elementos que é uma cópia descarada de nenhum, mas pegou sutilmente detalhes de cada um. Como a história de SH2, que é sobre um homem que recebe uma carta de sua falecida esposa. Isso deve lembrar algo de RE7. A demo lembra a demo de Silent Hills, mas suponho que o jogo final tenha poucas semelhanças. Vi pouco de Outlast, então não sei dizer se é semelhante.
Não é como se eu quisesse que os REs sempre fossem os mesmos. Porque, por exemplo, os Outbreaks tem a mesma mecânica/ambientação dos REs antigos, mas trouxeram muita coisa nova, como por exemplo o modo online, que infelizmente na época não rendeu tanto por ser exclusivo do PS2. Mudanças sempre são bem-vindas, se são para melhorar o que já é bom ou trazer algo novo que pode tornar a experiência de sobrevivência ao terror ainda melhor.
O interessante do RE7 é adaptar algumas mecânicas dos games antigos com a modernidade atual. Se a sobrevivência e o terror forem equilibrados, e o terror não se sobrepor, pode ser um marco na franquia mesmo.
Luckwearer escreveu:
- Super curioso pra explicação sobre esses telefonemas.
- Já confirmaram que vão ter armas como a clássica Magnum, um lança-granadas, um lança-chamas se não to enganado, entre muitas outras. Isso porque o jogo não vai só se passar na mansão, bicho, já disseram que vão ter várias outra localidades como o pântano, uma fabrica, uma área de trailers, etc. E mesmo que só se passasse nela, seria um esquema parecido com RE1, que tinham lugares mais abertos tanto no subterrâneo, dentro da casa e em volta.
- Se eu não to enganado falaram que vai ter uma pika te esperando se você ficar salvando toda hora.
- Pois é.
- Achei a animação mó daora.
- Na demo tem uma foto da Umbrella numa das mesas, tudo indica que são experimentos dela mesmo, agora a questão é saber como e porque foram deixados ali, pra fazer o que quiser. Minha impressão é que esse jogo vai ser um primeiro passo pra um novo vírus ou um novo arco que vai crescer muito, talvez de jeito parecido com RE1 pro 2 que foi de uma mansão pra uma cidade inteira. E outra, não vai ser só o Jack como Nemesis 2.0, parece que vamos ter que enfrentar todos membros da família, cada um com suas mecânicas e pontos fracos, acho isso muito foda.
- Whatever nada, bicho. Porra, isso é dos primeiros RE, caralho, que você precisava checar os itens pra descobrir algo, só que agora de forma atualizada e muito mais foda, porra achei muito daora você botando a caixinha de cabeça pra baixo e uma parada caindo dentro, achei a física muito foda.
- Também não faço ideia do que é isso.
- Como se esse fosse ser o único inimigo do jogo, né.
- Super curioso pra essa velha aí, vamos ver, né.
- Ouvi falar que os telefonemas são de alguém que ajuda o jogador durante o game. Talvez ele dê umas dicas, informações ou coisas do tipo.
- Prestando atenção nos teasers, percebi umas áreas mais abertas. Gosto da ambientação externa, principalmente de dia, e com esses gráficos então, ah...
- De que tipo? Nos REs antigos, ou você precisaria de itens para salvar, ou a "punição" por salvar demais estava no ranking ao zerar o game, que pode influenciar na liberação de algum extra.
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- Seria maneiro se no RE8 se passasse em uma cidade inteira ou em um local maior, como uma consequência dos eventos desse game. O Jack parece ser o principal perseguidor, mas a velha lá é a que parece causar mais tensão. Estou curioso para ver os combates com ela.
- Achei interessante movimentar para ver se tem algo dentro. Espero que a examinação seja mais complexa em outros itens e não se resuma em só girar.
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- O que reclamo é de sempre quererem reproduzir o Regenerator toda hora. Fica meio saturado em todo game ter um bicho semelhante apenas pelo motivo de querer trazer a "tensão do Regenerator" de volta. Inimigos repetitivos nos outros games sempre tinham uma razão no enredo, como os próprios zumbis, lickers, hunter, etc. O Regenerator era para ser um inimigo único. É um dos meus favoritos, mas já chega de ver um genérico em todo game posterior.
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Luckwearer escreveu: Eu to super empolgado pro jogo, talvez não seja uma revolução gráfica ou qualquer porra assim, e na verdade até prefiro que não seja, por mim sendo um ótimo game, tá valendo.
Mas então bicho, me diz, o que é Resident Evil pra você? Porque eu vejo muita gente falando isso, que não vai ser RE, mas você parece não ligar pra câmera em primeira pessoa, então não entendo.
- O jogo vai ter inúmeros inimigos, já confirmaram isso.
- Como eu já disse, inúmeras armas desde normais à apelonas.
- O protagonista é um cara normal exatamente pros inimigos voltarem a ser um perigo real.
- A munição obviamente vai ser menor.
- Trouxeram de volta outro elemento clássico de RE que é aqueles sinais de vida, só que novamente de forma atualizada, pelo reloginho.
- Aquele vídeo da bola amarela tem um dos puzzles do jogo, que é bem simples, mas já afirmaram que vão ter de diferentes dificuldades. E também afirmaram que teremos que andar e voltar toda hora, pra um mesmo local, mais uma coisa de RE que trouxeram de volta.
- Ou seja, survivor horror voltou.
- A história não mostraram nada mais que uma sinopse e por isso to amando esse marketing, vai ser tudo uma surpresa.
Enfim, aí resta me responder, bicho, porque fora isso, não faço ideia o que é RE, então.
Que vai ser um ótimo game eu não duvido. Eu também gostaria de jogá-lo, mas vendo ele como um isolado.
Resident Evil para mim é uma mistura de survival horror bem equilibrado entre sobrevivência e terror, junto com uma história relacionada ao bioterrorismo, basicamente. O sistema de exploração, as armas, as ervas, os puzzles, dificuldade um pouco elevada que faz com que o jogador tenha que pensar bem para passar nas fases, tentar não ser perder vida e economizar munição fazem parte da mecânica e complementam bastante.
Quando não havia mais nenhuma informação e vi somente a demo, isso já quebra quase 100% do conceito. Juntando as informações novas, o jogo felizmente conseguiu suficiente para ser considerado um RE, e dependendo do resultado final, pode ser até mais RE que os últimos três numerados.
Tem bastante elementos clássicos:
http://residentevil.com.br/artigos/os-elementos-classicos-presentes-em-resident-evil-7Meu problema com o game é mais em relação ao equilíbrio entre survival e horror, e a história. O RE 3.5, por exemplo, provavelmente teria a mesma mecânica e elementos que os games anteriores, mas estava terror demais e a história muito avulsa à principal.
Falando sobre esses incômodos nesse jogo, vou citar como exemplo o cenário Flashback, do Resident Evil: Outbreak File #2. Ele se passa em um hospital abandonado, durante os acontecimentos em Raccoon City. Como o RE7, ele também tem inimigos dentro desse hospital, um mistério e coincidentemente um "perseguidor" resistente. Comparando os dois games, você vai perceber que a grande diferença é que o novo é muito mais sombrio e mais cheio de sustos. O clima, ambientação e como o jogador se sente perante a isso tudo são bem diferentes. Isso sem citar com o VR, que deve ser ainda mais tenso e assustador.
Sobre a mecânica de sobrevivência, vou ter que esperar o jogo inteiro sair para avaliar. Saber se vai ser bem equilibrado à coleta de itens, exploração, resolução de puzzles, aprofundamento do mistério e combate com os inimigos.
Para concluir, não acho que o jogo não seja RE ou que vai ser um jogo ruim. Falando da mecânica, é mais RE que o 4, 5 e o 6. Agora, sobre a história, vamos ter que ver. Também acho interessante que não estejam mandando muitas informações sobre o enredo, para o jogador ser surpreendido.
Enfim, é esperar para ver, já que a demo supostamente não tem muito a ver com o principal e deram poucas informações.
Ah, antes de finalizar este pequeno post, gostaria de citar que gostei do fato que as gravações em fita são jogáveis, quase como uns files interativos. Acrescenta muito mais imersão ao game e é muito mais legal do que simplesmente ver o vídeo ou ler umas 2 mil palavras.