Maneríssimo esse clima Noir, acho que nunca tinha visto um filme desse tipo antes. Todo esse foco na atmosfera das cenas, na trilha sonora e com esse ritmo que não tem medo de ser mais lento e tal, me lembrou do que eu gosto nos Westerns. Se eu não fosse preguiçoso eu procuraria ver mais filmes desse estilo, acho que iria curtir.
A tensão é construída muito bem, como durante toda aquela sequência da perseguição policial no metrô, ou a do interrogatório na delegacia. Demorei um pouco pra sacar as correlações entre as testemunhas e o assassinato, e fiquei momentaneamente confuso com as intenções deles quando mandaram aquele cara pra tentar contratar o Costello mais uma vez, ao invés de ter matado ele como pretendiam antes — a explicação do cara acho que explicou o suficiente. Acho que a participação da cantora lá foi o que me confundiu mais, porque não saquei muito o papel dela ali. As intenções dele próprio ali no final eu também não saquei muito, pareceu que ele propositalmente caiu na armadilha policial já que o revolver nem carregado tava, mas por que? Foi tipo um harakiri, talvez? Cara sentiu que falhou no primeiro assassinato, ou algo do gênero. Sei lá, não entendi direito, mas interessante.
Dei 4 estrelas no filmow.