Fórum Geek
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum GeekEntrar

Fórum para discussão de todo o universo Geek: Seriados, filmes, quadrinhos, livros, games e muito mais.

descriptionClube do Filme - Koe no Katachi EmptyClube do Filme - Koe no Katachi

more_horiz
Clube do Filme - Koe no Katachi Silent-voice-new-visual.png

Sinopse: A história gira em torno de Shōko Nishimiya, uma estudante do primário que sofre de surdez. Ela é transferida para uma nova escola, mas acaba sendo intimidada por seus colegas. Shouya Ishida, um dos valentões responsáveis acaba forçando-a para mudar de escola. Como resultado dos atos contra Shōko, as autoridades escolares tomam medidas sobre o assunto, Shouya é condenado ao ostracismo como punição, sem amigos para falar e não ter planos para o futuro. Anos depois, Ishida tenta reparar seus erros, para redimir-se com Nishimiya.

Direção: Naoko Yamada

Download: http://www.keroseed.com/post/koe-no-katachi-download-torrent/

descriptionClube do Filme - Koe no Katachi EmptyRe: Clube do Filme - Koe no Katachi

more_horiz
Acho que um simples “gostei” não definiria bem minha opinião, talvez um “me envolvi” seria melhor.

Faz tempo que não vejo um filme desse tipo, geralmente eu costumo passar longe de romance/melodrama e passo mais longe ainda de anime, embora nos últimos tempos eu tenha começado a abrir cada vez mais exceções. Eu diria que o filme até que não levou muito tempo para me prender, mas não sei dizer se isso é por eu já estar começando a me acostumar mais com essa mídia ou se é pela qualidade.

Julgar a parte técnica me é meio complicado, não vi tantas animações japonesas em filme pra entender muito essa parte, mas achei a animação e a trilha sonora bonitinhas. A parte mais de roteiro também acho meio complicada de dar um veredito “técnico”, mas mais pela forma que a história é contada. Em vários momentos eu fiquei incomodado com algumas coisas, mas não sei dizer se o incomodo foi com a forma que a história estava sendo contada ou se era um incomodo mais direto com os personagens e com as ações deles ali dentro.

Se conectar com o protagonista obviamente não foi muito fácil de início, com ele sendo colocado na posição de “escroto” da história e lentamente indo se invertendo, o que foi uma transição de ponto de vista muito boa. O que mais me ficou de problemático mesmo foi a passividade dele, que em alguns momentos me deixou bem irritado. Nos tempos modernos esse arquétipo parece ser bem popular com japoneses, deve trazer uma identificação bem forte com o jovem médio de lá, então não dá pra dizer que ele não seja acreditável ou coerente como pessoa.  

Mas é foda, porque praticamente todo o drama que rola no filme é causado pela falta de assertividade e bom senso dos personagens. De certa forma isso ilustra bem como são imbecis os problemas do cotidiano: coisas idiotas que são elevadas a extremos enormes por pura ânsias e sentimentalismos nossos. Não que isso impeça a história de ser envolvente, mas ainda me gera pensamentos do tipo:

“Empurra esse baixinho da sua frente e vai falar com ela, porra!”
“PORQUE TU DEU A SUA BICICLETA, IMBECIL?!”
“Por que ele já não foi direto desde o início e se desculpou logo?”
“Caramba, beija logo ela!”
“É SÓ FALAR QUE NÃO DÁ PRA ENTENDER ELA E QUE SE COMUNICAR COM SINAIS É MAIS FÁCIL!”
“Puxa ela pelo braço e chama pra ir na roda gigante COM VOCÊ”
"PORQUE CHAMOU ESSE MONTE DE GENTE PRA IR JUNTO?"
“Não, porra, essa imbecil tá falando merda, desmente o que ela disse e pronto!”
“Sim, você vacilou cara, agora bola pra frente"
“Por que esse imbecil tá dando papo pra uma maluca que ele não vê a anos?”
“POR QUE VOCÊ TÁ PERDENDO TEMPO E TIRANDO O SAPATO PRA ENTRAR EM CASA? CORRE LOGO E PUXA ELA DA SACADA!!!!!!!!”

Enfim, o filme me envolveu e nisso há mérito, fora ter umas baita GOSTOSAS pra incrementar a experiência. Acho que meu problema é mais de me identificar demais com esses tipos de conflitos mundanos, quase a ponto de me esquecer um pouco que estou assistindo uma história de ficção e começar a envolver minhas opiniões pessoais sobre o que está acontecendo na tela, e em como EU faria aquilo diferente. O fator cultural deve ter pesado bastante em mim, talvez se os personagens fossem mais jovens eu me incomodaria menos, porque porra, DEZOITO ANOS na cara. VIRA HOMEM!

3.5/5 no filmow.

descriptionClube do Filme - Koe no Katachi EmptyRe: Clube do Filme - Koe no Katachi

more_horiz
Spoiler :

Mas as perguntas que ficam são: Por que caralhos o rosto da irmã dele nunca aparecia e o que foi aquele negão brasileiro? Suspect

Gulielmus escreveu:

“Empurra esse baixinho da sua frente e vai falar com ela, porra!”
“Caramba, beija logo ela!”
“Puxa ela pelo braço e chama pra ir na roda gigante COM VOCÊ”

Spoiler :

more_horiz
@Dwight escreveu:
Sobre as reclamações do Guliel, nada daquilo realmente me incomodou. É o "só falar para ela, funciona comigo", se o mundo fosse simples assim... Com exceção do sapato, discordo das outras situações, ainda mais tendo em mente a realidade japonesa. Achei o filme bem realista nesse sentido das relações humanas. Porra, se tu pensou “PORQUE TU DEU A SUA BICICLETA, IMBECIL?!”, tu não tava entendendo era porra nenhuma do arco do personagem. Clube do Filme - Koe no Katachi Suspect

Que nem eu falei, o envolvimento que o filme gerou comigo trouxe as coisas a quase nível pessoal mesmo, minha ótica tava bem menos como a de um telespectador assistindo a um filme e mais pra de um observador vendo "eventos reais". Vendo as coisas desse ângulo mais externo, sem qualquer imersão direta com a história, eu também não vi nenhuma incongruência de personagem no protagonista. A pessoa que ele se tornou depois de tudo que passou é plenamente coerente, ele me incomodou foi a nível pessoal mesmo. A barreira cultural que deve ter pesado bastante nesses meus incômodos, a nossa realidade aqui é bem diferente da do japonês médio.

Mas nesse ponto de retratar a "realidade" das relações humanas o filme foi realmente bem-sucedido, apesar de eu ainda achar que se os personagens fossem alguns anos mais novos todas as situações e conflitos, além da falta de maturidade deles, teriam me sido mais tragáveis e "acreditáveis". E o lance dos X também achei uma bela sacada, tinha esquecido de citar.
Spoiler :

more_horiz
Eu vi o filme alguns meses atrás e apesar de ter gostado não me despertou o interesse de vê-lo novamente, dei algumas lidas e revi algumas cenas para comentar. Um ponto que me incomodou como o Guliel citou é a passividade do protagonista, principalmente quando envolvia a puta da Ueno. Uma parte que o Guliel citou em específico: “Não, porra, essa imbecil tá falando merda, desmente o que ela disse e pronto!” também me incomodou pra caralho, faz você perder a vontade de simpatizar com o protagonista. A cena da montanha russa que envolve a Ueno e a surda também é irritante, ele simplesmente ficou olhando.

O excesso de personagens também é um problema como o Swift citou, vejo muita gente falando que seria melhor um anime mesmo. Mas como o foco era a redenção do Shouya eu acabei nem ligando para os demais, exceto pelo gordinho.

No geral achei o filme muito bom, conseguiu passar bem a temática de bullying+redenção, bem como achei a interação dos dois decente apesar da passividade do protagonista. Fiquei sentindo um vazio com a relação ao final, igual o Dwight, deu a entender que tem romance mesmo e não o conclui, mas é um costume das animações e até mesmo dos filmes asiáticos desse gênero, então relevei.

Já vi muita animação e trilha sonora péssimas, beirando o amador, essa conseguiu se sobressair, gosto também como o Swifjt de cenas focando em coisas aleatórias, minhas preferidas são quando envolve paisagens e lagos. Então aspectos técnicos não tenho nada demais para falar.

Qualquer merda desse gênero, seja anime ou filme eu vou gostar mais do que deveria. No dia que assisti esse, por exemplo, todos esses pontos que citei eu simplesmente nem percebi ou não me incomodaram, exceto pelas cenas da Ueno/Kawai, então foi válido rever esses pontos hoje.

more_horiz
Spoiler :

more_horiz
O que sempre me cativa nessas animações são os visuais, e a atenção ao detalhe é legal e bem satisfatória. Gostei bastante dos personagens e pra mim a história é muito bem contada, apesar de quaisquer dificuldades pra entender alguma minúcia eventual. O ponto forte pra mim é a direção que ele vai tomando, contrária à expectativa: eu achava que tudo se resumiria ao bully que se redime e se apaixona pela vítima no final. Por mais que tenha sido meio isso, na sequência final e em algumas partes prévias eu entendi que toda a história trata sobre o inferno que o protagonista fez com a própria vida e seus esforços pra lutar contra a vontade de desistir e, eventualmente, conseguir superar isso, como mostra a cena final - ele chora de felicidade quando percebe que descobriu finalmente o que é ter amigos, conseguir se relacionar com todos e que suas razões pra viver tão bem ali na frente dele.

more_horiz
privacy_tip Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
power_settings_newInicie sessão para responder