Fórum Geek
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum GeekEntrar

Fórum para discussão de todo o universo Geek: Seriados, filmes, quadrinhos, livros, games e muito mais.


descriptionComo reviver o fórum? [Discussão] EmptyComo reviver o fórum? [Discussão]

more_horiz
Como uma das primeiras grandes discussões nessa volta do fórum, venho com esse tópico. 

Quero saber qual a opinião de cada um de vocês sobre como manter esse fórum ativo. Daí, existem algumas perguntas naturais a se fazer:


  • Quais as vantagens de um fórum em relação a uma rede social da atualidade?
  • Se houver, como aproveitar ainda mais essas vantagens?
  • Se é melhor o fórum focar em algum nicho mais específico em vez de cultura Geek de modo geral, qual nicho seria esse?
  • Que outras estratégias podemos fazer para o fórum ser mais dinâmico e interessante de entrar? 
  • O que você gostaria de ver aqui? O que te faria entrar semanalmente no fórum?


Entre outras perguntas.

Sintam-se livres para se expressar. Creio que se explorarmos o suficiente esse tópico, em algum momento vamos conseguir entrar em consenso em algumas ideias e finalmente levar esse fórum adiante.

descriptionComo reviver o fórum? [Discussão] EmptyRe: Como reviver o fórum? [Discussão]

more_horiz
eu acho que um fórum é muito mais organizado que um grupo de face, por exemplo, e por ter um controle maior, os debates acabam ficando mais organizados.
Outra coisa boa são os tópicos de rpg de mesa, usando os tópicos e discord acho que tem tudo pra dar certo.

Sobre a questão de nicho ainda acho que deixar cultura geek é melhor, pq como eu disse, se tem jogo tem filme se tem filme tem livro se tem livro tem hq se tem hq te série, esse muito é muito conectado.

Cara e criar um site, definitivamente ter um site ajudaria muito o fórum, claro que youtuber tbm né kkk mas site é com certeza seria uma boa

descriptionComo reviver o fórum? [Discussão] EmptyRe: Como reviver o fórum? [Discussão]

more_horiz
Não é pq não uso Facebook, que vou dizer que não é legal tem um grupo lá...

Quais as vantagens de um fórum em relação a uma rede social da atualidade?
Forum é mais controlado, como a Judith já disse.

Se houver, como aproveitar ainda mais essas vantagens?
Ainda não tenho essa resposta.

Se é melhor o fórum focar em algum nicho mais específico em vez de cultura Geek de modo geral, qual nicho seria esse?
Eu acho que Foruns estão ligados diretamente à CULTURA GEEK.

Que outras estratégias podemos fazer para o fórum ser mais dinâmico e interessante de entrar?
Ainda não tenho essa resposta.

O que você gostaria de ver aqui? O que te faria entrar semanalmente no fórum?
Topicos sobre as novidades da Cultura Geek, bate papo inteligente... essas coisas.

descriptionComo reviver o fórum? [Discussão] EmptyRe: Como reviver o fórum? [Discussão]

more_horiz
Quais as vantagens de um fórum em relação a uma rede social da atualidade?
Talvez a liberdade com os emotes, envio de mídia, formatação. Caso queiram fazer RPG como faziam antigamente é muito mais organizado do que um post em um grupo do facebook por exemplo. Outro ponto positivo seria uma liberdade um pouco maior quanto ao linguajar (já que no facebook caso você queira falar algum palavrão vc precisa codificar p não levar silence)

Se houver, como aproveitar ainda mais essas vantagens?
Sinceramente só vejo essas vantagens sendo realmente aplicáveis no caso de jogar RPG mesmo. Acho que discussões fluem mais naturalmente em um post do facebook do que em um fórum. Até o chat que seria uma das "vantagens" é possivel fazer via messenger ou whatsapp

Se é melhor o fórum focar em algum nicho mais específico em vez de cultura Geek de modo geral, qual nicho seria esse?
Acho que as únicas pessoas que ainda usam fórum hj em dia são o povo que curte cultura geek mesmo, então não vejo como uma boa ideia se desviar disso

Que outras estratégias podemos fazer para o fórum ser mais dinâmico e interessante de entrar?
O fórum tá bem morto, e quase ninguém se interessa por fóruns hoje em dia, então fica bem dificil tornar algo atrativo. Outro ponto dificil é fazer propaganda, óbvio que sair spammando por aí o link pro fórum é bem penoso. Acho que cabe se perguntar como todos nós achamos o fórum em primeiro lugar e trabalhar a partir daí. No meu caso, eu conheci o fórum em sei lá, 2011? 2012? pelo site do TWD BR que deixava uma abinha pra discussões no fórum, o problema é que a gente não tem um site grande que linke pro fórum KKKKKKKKKKKKK

O que você gostaria de ver aqui? O que te faria entrar semanalmente no fórum?
Talvez chat, nunca fui muito de comentar em tópicos anyway

descriptionComo reviver o fórum? [Discussão] EmptyRe: Como reviver o fórum? [Discussão]

more_horiz
1º questionamento e 2º questionamento

R: Eu prefiro o sistema de fóruns pelo fato de ser mais fácil controlar e organizar as coisas.

Eu acho que o sistema de fóruns é uma forma que "fideliza" mais um tipo de usuário. Ou seja, a maioria dos membros que ingressam em um fórum já entram por gostar mais dessa plataforma e entendem o funcionamento do sistema. No entanto, acredito que o pessoal que chega nos fóruns vem mais por um saudosismo. Arrisco dizer que a maioria dos membros aqui registrados devem ter uma idade de 25 a 35 anos. O fórum traz bastante esse povo já que vivemos bons tempos à época em que os fóruns eram moda. No entanto, acredito que o público "mais jovem" goste de plataformas como Youtube, Facebook, Instagram e Tik Tok e etc. além de ter um acesso mais facilitado através de aplicativos pelo smartphone.

Por isso acho interessante manter um equilíbrio se for possível entre o fórum e as demais plataformas.

3º questionamento

Acho que o nicho como está atualmente está muito bom, e concordo com o comentário do judith.

4º questionamento

Eu como disse em minha apresentação, eu além de vir buscar inspiração para o blog ao que tange o mundo Geek e afins, para aprender bastante coisas sobre o ramo. Eu até participo das discussões quando tenho certo conhecimento do assunto.
Apesar de não jogar, acho que o RPG é uma boa.

bounce

descriptionComo reviver o fórum? [Discussão] EmptyRe: Como reviver o fórum? [Discussão]

more_horiz
Tava pensando: Que tal convindar-mos as pessoas? Chamar os mais próximos e até os desconhecidos em perfis geek no instagram e em grupos do facebook. O que acham???

descriptionComo reviver o fórum? [Discussão] EmptyRe: Como reviver o fórum? [Discussão]

more_horiz
Marie Curie escreveu:
Tava pensando: Que tal convindar-mos as pessoas? Chamar os mais próximos e até os desconhecidos em perfis geek no instagram e em grupos do facebook. O que acham???


Isso é uma boa ideia.

Acho até que irei divulgar o fórum em meu blog. Não tenho um público muito grande, mas como ele está no Wordpress, a divulgação pode alcançar outros blogueiros também.

Mas a ideia é sim muito bom.

descriptionComo reviver o fórum? [Discussão] EmptyRe: Como reviver o fórum? [Discussão]

more_horiz
GdD escreveu:
Marie Curie escreveu:
Tava pensando: Que tal convindar-mos as pessoas? Chamar os mais próximos e até os desconhecidos em perfis geek no instagram e em grupos do facebook. O que acham???


Isso é uma boa ideia.

Acho até que irei divulgar o fórum em meu blog. Não tenho um público muito grande, mas como ele está no Wordpress, a divulgação pode alcançar outros blogueiros também.

Mas a ideia é sim muito bom.


Divulguei para alguns amigos. Vou divulgar para mais pessoas.

descriptionComo reviver o fórum? [Discussão] EmptyRe: Como reviver o fórum? [Discussão]

more_horiz
Tava pensando em uma possibilidade aqui: E se for criado um perfil no instagram? Quero dizer, os adms do fórum criarem um perfil para o fórum no próprio instagram. Acredito que usar um canal de alto fluxo de pessoas vai atrair algumas para cá.

descriptionComo reviver o fórum? [Discussão] EmptyRe: Como reviver o fórum? [Discussão]

more_horiz
Uma maneira de movimentar o fórum seria abranger uma série em especifico. Tipo um mangá, um quadrinho ou até mesmo uma série em especifico atual. Isso é um tipo de conteúdo que "fideliza" mais os usuários.

descriptionComo reviver o fórum? [Discussão] EmptyRe: Como reviver o fórum? [Discussão]

more_horiz
privacy_tip Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
power_settings_newInicie sessão para responder