Fórum Geek
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum GeekEntrar

Fórum para discussão de todo o universo Geek: Seriados, filmes, quadrinhos, livros, games e muito mais.


descriptionObsolescência de fóruns de internet EmptyObsolescência de fóruns de internet

more_horiz
Sim, eu sei que o fórum está parado e pode nunca mais ser tão ativo quanto antes, mas depois de tudo que eu e todos os membros daqui passamos até chegar aqui, não vou desistir assim tão facilmente.

Fóruns de internet vêm perdendo a popularidade desde a chegada das redes sociais, onde era possível discutir qualquer assunto com mais possibilidades de integração (sua própria conta na rede social). É mais cômodo, por exemplo, apenas participar de um grupo no facebook do que criar uma conta no fórum e participar de uma discussão, ainda mais no nosso caso, onde a discussão pode "morrer" pouco depois de começar.

Mas isso não é uma discussão nova. A batalha entre fóruns vs redes sociais já existe há pelo menos uma década. E, para nós, que não temos nenhuma intenção comercial por trás, nenhuma marca ou site famoso que sustenta o marketing do fórum, é ainda mais complicado. Depende apenas da motivação dos membros que restaram para que discussões ou qualquer coisa que movimente a comunidade aconteçam.

Eu não quero declarar aqui a morte do fórum e, se depender de mim, esse lugar nunca vai ser apagado. A culpa da falta de movimento é, em grande parte, minha. Afinal, eu sou um administrador e minha função aqui não deve se limitar à questões técnicas e de moderação. Porém, a falta de tempo para me dedicar a projetos (como o Jogo do Detetive, por exemplo) influencia na minha ineficiência em tornar esse fórum o melhor possível. E as outras pessoas da equipe não estão fazendo nada além de um trabalho voluntário, o que significa que não é obrigação delas manter o movimento por aqui.

O que eu quero com esse post é apenas agradecer a todos que passaram por aqui. E isso não é um tom de despedida, quero que continuem aqui o máximo que puderem e se possível comentem nesse tópico e talvez a gente reative isso mesmo que momentaneamente. Todos que vieram para cá do antigo fórum têm uma longa história aqui e cada um contribuiu da sua forma única. Alguns continuam vindo para cá, mesmo que não tenha posts novos há meses, talvez com esperança de que haja algo novo.

Todos vocês contribuíram totalmente para que esse fórum tenha existido por tanto tempo, mesmo que com não muito movimento que o fórum passado. Mas esse lugar existe desde 2015 e tivemos mais de 5 mil posts. Isso é muita coisa e é bem mais do que eu esperava na época.

Não sei como está a vida de vocês atualmente e como se sentem em relação a esse lugar, mas espero que tenha-lhes acrescentado algo. Peço desculpas em relação aos problemas que posso ter causado e todos os conflitos que existiram nesses (para alguns, 7) anos.

Para os que irão continuar, admiro a coragem e a persistência. E para os que talvez sigam em frente, desejo tudo de bom e que dê tudo certo na vida. Talvez nos reencontremos novamente, seja aqui ou em alguma outra forma de comunidade diferente de fórum e de rede social. Vai saber qual vai ser o futuro da internet.

descriptionObsolescência de fóruns de internet EmptyRe: Obsolescência de fóruns de internet

more_horiz
E aí, Josh. A quanto tempo, não é mesmo? Como vai a vida? 

Eu não diria que o fórum está parado não, eu diria que ele está morto mesmo, que é um cadáver putrefato, se decompondo lentamente em meio ao céu aberto e digital da rede mundial de computadores. Quanto a isso, eu ainda sinto que tenho a mesma opinião que tinha antigamente: era inevitável. Desde que aconteceu aquela treta com o Fausto e a gente teve que seguir por conta própria, o desgaste era inescapável. Por mais que ele fosse um tremendo dum pau no cu, era a partir dele que a gente tinha aquelas conexões com página de facebook e com os sites dele, e aquilo ali permitia um fluxo mais constante de membros novos. Embora que, pensando agora, o próprio desgaste dessa "fonte" de membros novos também já era limitada por si só, porque dependia só de The Walking Dead e ela própria já se tornou um cadáver putrefato hoje em dia também. Ainda assim, quando a gente perdeu isso e teve que seguir por conta própria, o fórum já sofreu o seu maior baque e a partir dali só dependia dos membros existentes. 

Entre a gente ainda tinha uma galera bem dedicada ao fórum, tipo o Nilson e o Jesus, que ainda estavam ai postando tópicos e tentando manter as discussões, (e depois ainda surgiram alguns novos), mas pra manter o núcleo do fórum (ou seja, fazer uso da sua função principal que é DISCUSSÕES e TÓPICOS) vivo era preciso uma ação em conjunto de todos os membros restantes. E ai que entra a outra parada que ajudou o fórum a morrer: nossa panelinha do chat. O próprio Fausto já vinha falando mal do chat a muito tempo atrás, e até lembro que rolou tretas de ele querer tirá-lo, e apesar de eu me juntar ao coro e discordar dele na época, agora é um pouco claro que havia alguma razão no pensamento. O que o chat fazia, basicamente? Ele resumia e isolava as discussões nele, e a gente passava horas e horas ali. Quando a gente queria discutir algo, seja sobre uma série ou algo do gênero, a gente fazia no chat, ao invés de criar um tópico e discutir as coisas ali nele, justamente por essa razão de praticidade que tu mesmo citou. Pra mim, pelo menos, o chat tornou o fórum meio obsoleto, eu só usava ele pra coisas que eu não podia fazer no chat, tipo tópicos de RPG, mas nada além disso. 

Então não, a culpa não é sua, não havia nada que tu podia fazer pra incentivar a gente a deixar o conforto do chat pra criar tópicos e manter o fórum ativo. Os novatos que apareciam eram recebidos por tópicos com poucas respostas, ou de meses atrás, e eu imagino que isso tirava qualquer vontade dos caras se manterem aqui. No fim das contas, o único jeito do fórum ainda estar vivo até hoje era com esse influxo de pessoas novas mesmo, igual era antes. Só o nosso grupinho seleto aqui não adiantava, até porque a gente não dependia do fórum pra manter o contato, chegando no ponto que a gente só entrava aqui por costume. 

Eu sinceramente acho que não tem mais o que fazer, cara. O fórum obviamente significou bastante pra mim, como deve ter pra maioria que já participou, mas foi pelas pessoas e não por ele em si. Esse site aqui, (ou o endereço antigo), é e sempre foi só um receptáculo mesmo, um meio para um fim que era trocar ideia com outras pessoas online. Eu pessoalmente não vejo o que mais dá pra tirar de proveito desse fórum, porque pra manter contato com as pessoas que conheci aqui eu já não preciso mais entrar nele pra fazer isso. Um atrativo que eu via no fórum anteriormente era o de novidade mesmo, de ter a possibilidade de uma pessoa aleatória aparecer e começar a trocar ideia com a gente, mas com a falta de movimento dos últimos meses isso já não acontecia nunca. Igual tu falou ali no começo, as redes sociais já destronaram o reinados dos fóruns de internet a muito tempo, se pá até antes mesmo desse fórum aqui estar no auge, então era inevitável. Mesmo o chat já não é mais atrativo nenhum com grupos de whatsapp e discords da vida por aí, a única coisa que restaria mesmo era os tópicos e a gente viu que não deu pra manter. Talvez se a gente tivesse mantido o fórum focado em algum nicho, tipo como era com TWD, ele ainda atrairia discussões e pessoas, mas agora já acho que é muito tarde. 

Sei lá, se tu realmente acha que dá pra tirar algum proveito, prossiga ai com o que tu tá falando, e vê se aparece mais gente pra participar dessa discussão. Se você só tá sentindo falta da gente mesmo, tu sabe muito bem onde a gente sempre está e é só pedir pra voltar que te botamos de volta...  Cat

descriptionObsolescência de fóruns de internet EmptyRe: Obsolescência de fóruns de internet

more_horiz

descriptionObsolescência de fóruns de internet EmptyRe: Obsolescência de fóruns de internet

more_horiz
Porra, inicialmente eu achei que era algum novato postando sobre fóruns e o Dwight veio zoando o cara, mas acho maneiro que o último tópico do fórum vai ser teu Josh, é poético.

Also só queria postar dnv msm, faz eras.

descriptionObsolescência de fóruns de internet EmptyRe: Obsolescência de fóruns de internet

more_horiz
Não tenho nada para acrescentar, o Gulielmus falou tudo, mas se precisar estarei aqui, eu sempre voltarei.

descriptionObsolescência de fóruns de internet EmptyRe: Obsolescência de fóruns de internet

more_horiz
Josh, enquanto você não desistir, saiba que sempre poderá contar comigo.

Bem, não me sinto com autoridade para criticar o chat, porque nunca me senti confortável com ele (acho difícil fornecer a atenção que os interlocutores merecem enquanto concilio outras atividades). Mas, em termos superficiais, penso que ele acabe funcionando como um concorrente interno com aquilo que rotulo como "memória do Fórum", que é o conteúdo registrado nos tópicos e que permite interações com pessoas que não estão presentes quando algum assunto é debatido. Só que eu não saberia dizer se o chat realmente teve relevância no declínio ou se apenas coincidiu com algo que já estava acontecendo. O fim do Fórum aconteceu num momento em que TWD já estava bastante deteriorado e nenhum usuário mais antigo e atuante tinha qualquer coisa de positivo para dizer sobre a série. Considerando que muitas pessoas chegavam até nós pelas outras iniciativas TWD promovidas pelo Fausto, imagino se este não tenha sido um dos grandes fatores para a atitude que este tomou.

Seja como for, nos últimos tempos do Fórum anterior, Fausto via o chat como um problema mesmo e pretendia removê-lo. Só não o fez porque não conseguiu convencer o restante da moderação e porque... acabou com o Fórum todo na sequência.

Bem, só estou comentando algumas coisas referentes ao passado porque sempre estive curioso para entender como de fato chegamos aonde estamos. Sinceramente, acho importante entender onde foi que erramos para não cometer os mesmos equívocos em qualquer nova tentativa de levantar nosso Fórum.

Quando cheguei aqui, eu adorava as discussões que aconteciam e me sentia envolvido por elas. Posteriormente, já na moderação, era a satisfação de ajudar a manter aquilo que eu via funcionando tão bem. Hoje, eu gostaria de vê-lo funcionando melhor para ter debates interessantes sobre assuntos que gosto e que não fossem simplesmente motivados pelo ego de "vencer" outras pessoas, que é o grosso daquilo que vejo nas redes sociais.

descriptionObsolescência de fóruns de internet EmptyIm back

more_horiz
Não acredito que desde 2016 eu não entrava aqui, e sim eu voltei não vamos desistir desse forum não gente.
Ja tive tantas alegrias aqui, e estou de volta brassseeelllll

descriptionObsolescência de fóruns de internet EmptyRe: Obsolescência de fóruns de internet

more_horiz
Vou desenterrar mesmo, já que as coisas estão paradas não faz diferença, eu gostava e fui um dos que apoiou o chat no início, mas a ideia era conversar amenidades, discussões reais deviam virar tópico, redes sociais são um câncer, como citaram acima fóruns tinham memória, nas redes sociais é tudo volátil, todo o dia se discute a mesma coisa, triste os fóruns estarem mortos, pra mim a grande dificuldade foi correr atrás dos fóruns provisórios depois que o fausto abandonou o fórum original, depois o leque de assuntos se abriu muito para assuntos fora do meu interesse, cada um tentando ser o protagonista das próprias histórias, em fim estamos aí desde outubro de 2011, lembro que entrei originalmente uma semana depois que o Fausto criou o fórum, enquanto ainda encontrar a url ativa volta é meia vou vir dar um oi, pq vocês são bem legais ❤

descriptionObsolescência de fóruns de internet EmptyRe: Obsolescência de fóruns de internet

more_horiz
privacy_tip Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
power_settings_newInicie sessão para responder