Fórum para discussão de todo o universo Geek: Seriados, filmes, quadrinhos, livros, games e muito mais.

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

» Universo Geek » Filmes » 

Clube do Filme - Twelve Monkeys

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1Clube do Filme - Twelve Monkeys Empty Clube do Filme - Twelve Monkeys em Dom Jan 06 2019, 01:16

Prime

Clube do Filme - Twelve Monkeys Os-12-macacos_t5882

No ano de 2035, James Cole (Bruce Willis) aceita a missão de voltar ao passado para tentar decifrar mistério envolvendo vírus mortal que levou à morte da maior parte da humanidade. Tomado como louco, no passado, ele tenta provar sua sanidade a uma médica (Madeleine Stowe), sua única esperança de mudar o futuro.

Direção: Terry Gilliam
Ano: 1995

https://www.imdb.com/title/tt000114746/
https://filmow.com/os-12-macacos-t5882/

Ver perfil do usuário

2Clube do Filme - Twelve Monkeys Empty Re: Clube do Filme - Twelve Monkeys em Seg Jan 14 2019, 16:45

Minusmensch

Spoiler:
Não é o meu tipo de sci-fi favorito e nem trabalhou os elementos com primazia, portanto resta a psicologia e a ação.

Por vezes me peguei ponderando acerca do roteiro, cujo maior problema é a integração dos núcleos e o desenrolar dos personagens entre as duas cidades. O tempo também não me desceu sem certos questionamentos, em especial com relação ao mendigo desdentado. As demais conveniências estão ali por necessidade, mas me é impossível manter a imersão diante delas: Bruce Willis aqui está tão poderoso quanto em Unbreakable; a polícia é pateta a nível filme de comédia policial; e o Jack Nicholson precisa de algumas aulas com o Brad Pitt para conseguir por em prática planos sagazes em Um Estranho no Ninho.

Como um todo, acho que gostei mais do filme do que penso — e talvez o meu maior problema tenha sido com as transições e o roteiro. Mas de uma coisa eu tenho certeza: Madeleine Stowe é tão bonita que eu poderia vê-la em situações involuntariamente cômicas por duas horas que não ficaria entediado.

3/5. Acho que seria pior se eu tivesse alguma expectativa.

Clube do Filme - Twelve Monkeys Tumblr_static_filename_640_v2

Ver perfil do usuário

3Clube do Filme - Twelve Monkeys Empty Re: Clube do Filme - Twelve Monkeys em Ter Jan 15 2019, 07:36

Gulielmus

Spoiler:

Filmaço, pô. 

Eu senti o sci-fi sendo mais como um plano de fundo, apesar de todo o conceito de viagem do tempo estar bem presente, não acho que necessitou de mais complexidade que já teve, o filme em si é bem direto ao ponto e tranquilo de se entender. Diria que pra um filme do Bruce Willis ele é bastante denso e até conseguiu me pegar de surpresa ali no fim, apesar de eu ter achado meio capenga o esclarecimento sobre o envolvimento do Brad Pitt no negócio. Afinal, se ele não tinha nada a ver com toda a epidemia e só soltou uns animais do zoológico, porque a galera no futuro ficou achando o contrário? Aquela última mensagem do Bruce Willis não existia originalmente e só depois dela eles souberam que ele não tinha nada a ver? Ou talvez existia algum delay até a mensagem chegar? Bem, sei lá, ficaram mais algumas perguntas desse naipe, mas acho que no fim não prejudicou o entendimento geral do filme não, e a fechada de ciclo ali no fim me foi satisfatória. 

Eu gostei bastante do clima do filme, principalmente com as cenas no futuro, com toda aquela vibe pós-apocalíptica que eu não me lembro de já ter visto em filmes pré-anos 2000. O Brad Pitt tá uma sacanagem em atuação, com um puta olhar meio vesgo de maluco e uns trejeitos sensacionais, e até o próprio Bruce Willis tá ótimo, cara conseguiu segurar o lado canastrão e tá até bem sério pro papel. Achei um pouquinho longo também, mas não me foi nem um pouco arrastado, talvez o problema esteja mais no ritmo. 

4/5 no Filmow. Acho que ter visto sem saber absolutamente nada sobre deve ter ajudado, mas eu geralmente gosto desse tipo de filme.

Clube do Filme - Twelve Monkeys UWuBCgY Clube do Filme - Twelve Monkeys RKC4GSg

Ver perfil do usuário

4Clube do Filme - Twelve Monkeys Empty Re: Clube do Filme - Twelve Monkeys em Ter Jan 15 2019, 20:47

Leonard

Gostei bastante. Destaco a ambientação/cenários e as atuações, do caralho o Brad Pitt, melhor personagem. Tive que ler algumas teorias para concluir meus pensamentos, gosto desse tema de viagem no tempo, principalmente pelo fato de que toda vez que o Bruce voltava ele participava diretamente nas merdas do futuro. A atriz é muito linda, de tirar o chapéu.

Único ponto que me incomodou é que algumas partes são bem arrastadas e acabam cansando, não tenho muito o que questionar, no geral conseguiu me entreter. Dei 4/5.

Clube do Filme - Twelve Monkeys TameJitteryLemur

Ver perfil do usuário

5Clube do Filme - Twelve Monkeys Empty Re: Clube do Filme - Twelve Monkeys em Ter Jan 15 2019, 21:20

Dwight

Spoiler:
No caminho oposto ao do Gulielmus, eu acho que ter visto sabendo "algo" pode ter tirado um pouco da dualidade do filme para mim. Eu já sabia que a possibilidade dele ser simplesmente pirado não existia (apesar de que, forçando um pouco, ainda dá para acreditar nela), então se desfez a possibilidade entre a loucura e a realidade que vinha sido traçada. De qualquer forma, ainda bem que o filme praticamente destrói essa dúvida lá pela metade, então a perda de experiência foi menor.

Achei o filme bem 8 ou 80. A ideia como um todo e a temática de armas biológicas (pra 1996) é bastante original. A estética das cenas futuristas e o próprio clima de estranheza que o filme emprega são o tipo de coisa que eu gosto bastante, mas acho que por questão de expectativa acabei me decepcionando. O lado do sci-fi é deixado beeeem de lado por boa parte do filme, o próprio exército dos 12 Macacos acabou sendo um banho de água fria pra mim, já que eu tava realmente curioso e o filme acabou quebrando isso.

Achei bastante esquisita a relação dos dois protagonistas, porém deu pra engolir. Mas também me incomodaram bastante as conveniências/facilitações como a polícia completamente idiota e o rosto do culpado aparecendo numa foto do cantinho do jornal recém posto sobre a bancada 2,5 segs depois da protagonista esbarrar nele. O filme tinha capacidade para contornar tudo isso bem melhor. Sobre as atuações: achei o Bruce Willis perfeito no papel, mas o Brad Pitt tava um pouco over the top, — não por culpa dele, mas da estranheza que o filme tentava evocar. Ainda assim, funciona.

O ponto mais legal disso tudo acaba sendo o final aberto a interpretações: você pode ver como a missão sendo um sucesso e a cientista do futuro estando no avião para pegar uma amostra, como sendo um fracasso onde a viagem no tempo cria um paradoxo em que a causa do vírus ter se espalhado seja a presença do Bruce Willis no passado, ou pode ser que tudo de fato seja a mente de um adulto atormentado que era uma criança problemática e vive numa fantasia desde que presenciou um assassinato em um aeroporto, ou quem sabe o ponto de vista seja o da Doutora, presa num complexo de Cassandra. Ou sei lá.

Dei 3,5 porque, apesar de no geral ter gostado, ficou a sensação de que por muito pouco poderia ter sido muito melhor.

@Gulielmus escreveu:
Spoiler:

Afinal, se ele não tinha nada a ver com toda a epidemia e só soltou uns animais do zoológico, porque a galera no futuro ficou achando o contrário? Aquela última mensagem do Bruce Willis não existia originalmente e só depois dela eles souberam que ele não tinha nada a ver? Ou talvez existia algum delay até a mensagem chegar?

Spoiler:
Eu acho que eles simplesmente não sabiam quem era o 'culpado', e só tinham a suspeita sobre o Exército dos 12 Macacos. Pelo que eu entendi a última mensagem não existia antes mesmo, mas nela ele também não identificou quem espalhava o vírus, até porque ele ainda não sabia. Depois que ele a enviou (somente porque decidiu ficar no "passado"), os cientistas conseguiram encontrá-lo (já que ele havia removido os dentes) e enviaram o tal José lá com a arma. Mas o Cole não podia mudar o futuro (seja porque o tempo em si não permitiria ou porque os cientistas do futuro não deixariam), e a função do José era justamente entregar a arma e observar para saber quem espalharia o vírus. Com a informação, a cientista também pôde voltar ao passado para 1. se assegurar de que o futuro não fosse alterado (caso o Cole matasse o ruivo) e/ou 2. conseguir uma amostra do vírus para reconstruírem a Terra no futuro.

Clube do Filme - Twelve Monkeys AAAF47E8472E4961F4530712CD0400EF63EDBA8A

Ver perfil do usuário http://filmow.com/usuario/lamb

6Clube do Filme - Twelve Monkeys Empty Re: Clube do Filme - Twelve Monkeys em Qua Jan 16 2019, 01:23

Leonard

Agora que o Dwight mencionou, também achei muito aleatória a interação e desenvolvimento dos protagonistas, me incomodou a forma como ela agiu de boa sem nem ao menos conhecer ele direito, foi sequestrada momentos antes mas ficou lá ajudando numa boa.

Clube do Filme - Twelve Monkeys TameJitteryLemur

Ver perfil do usuário

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum: