Fórum Geek
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum GeekEntrar

Fórum para discussão de todo o universo Geek: Seriados, filmes, quadrinhos, livros, games e muito mais.


descriptionClube do Filme - Topio Stin Omichli EmptyClube do Filme - Topio Stin Omichli

more_horiz
Clube do Filme - Topio Stin Omichli 17d1554b62ad4953be3b203135471b72

Dois irmãos ainda crianças partem em um trem para a Alemanha, onde supostamente vive o pai que nunca conheceram. Durante a viagem, eles enfrentam sérias dificuldades e são obrigados a amadurecer, abandonando precocemente a infância.


Direção: Theodoros Angelopoulos
Ano: 1988

https://www.imdb.com/title/tt0096288/
https://filmow.com/paisagem-na-neblina-t23024/

descriptionClube do Filme - Topio Stin Omichli EmptyRe: Clube do Filme - Topio Stin Omichli

more_horiz
Gostei da simplicidade e da eficácia emotiva da fotografia, foram raros os momentos em que se capturava mais de perto as expressões dos personagens e dessa forma o filme cria essa ambiência solitária e melancólica - artifício esse que pra mim é o recurso expressivo mais presente no filme, já que os diálogos são poucos e bem coesos. A paciência e as delongas com pequenos detalhes que introduzem a maioria das cenas contribuem pro "realismo" que dá esse peso, e meio que faz o espectador compartilhar da angústia dos protagonistas. Gostei da história, e a dualidade infância-amadurecimento que as crianças enfrentam ficou muito bem representada na cena do violinista, onde o moleque tá tendo que trabalhar mas logo para o que tá fazendo pra apreciar o rapaz e aplaudir - ou seja, por mais que ele tenha que amadurecer precocemente e ver como funciona o mundo de verdade, ele ainda é só uma criança que se impressiona fácil. O final parte o coração.

descriptionClube do Filme - Topio Stin Omichli EmptyRe: Clube do Filme - Topio Stin Omichli

more_horiz
Apesar de não ter me tocado particularmente, o filme é bom.
As jornadas dos dois personagens centrais é muito bem traçada mesmo com os pouquíssimos diálogos de ambos, com o filme mostrando o abandono de suas infâncias paulatinamente — especialmente no caso da Voula, — sem esquecer da inocência que ainda jazia ali.
É o tipo de filme que você precisa estar no humor certo para assistir, e provavelmente eu deixei muito significado e interpretações ocultos passarem. Mas apesar de deixar um gosto amargo no final, já que é sobre sonhos infantis sendo despedaçados e o desamparo consequente, tiveram duas cenas em particular em que o filme conversou comigo: a cena do restaurante, quando o Alexandros para o que estava fazendo para ouvir o violinista e aplaudi-lo; e a cena do Orestis atrás deles na rodovia, quando a Voula se permite chorar.
Pequenas quebras para a distração/expurgação dos sentimentos, antes de voltarem pra angústia e brutalidade do mundo real.

descriptionClube do Filme - Topio Stin Omichli EmptyRe: Clube do Filme - Topio Stin Omichli

more_horiz
Não é o tipo de filme que eu estou muito habituado a assistir, com um ritmo beeeeeeem lento, de cenas silenciosas e bem longas que realmente te colocam ali dentro do contexto do filme, passando esse clima angustiante e bem de mundo real. Tem muita cena do filme que parece ser bastante interpretativa, e comigo não estando muito na vibe "correta", senti que não consegui apreciar tanto quanto eu poderia. Eu acho que eu estava esperando uma história diferente, é como se eu tivesse pegado um livro de poesias esperando por um romance, e com isso, toda a minha atenção tava em coisas que eu não deveria ter focado, tipo as motivações das crianças pra fugir, todo o lance com a mãe deles e a situação familiar de merda, coisas que no fim nem importam muito. O que importa mesmo nessa história é a jornada (de merda) deles e o que eles passam no decorrer dela, bem roadmovie mesmo. Apesar de reconhecer a qualidade da direção e tal, ainda sinto que se eu tivesse começado a assistir com outra mentalidade, teria gostado muito mais.

3/5 no filmow.

descriptionClube do Filme - Topio Stin Omichli EmptyRe: Clube do Filme - Topio Stin Omichli

more_horiz
Mesmo caso do Gulielmus, entendi nada, muito por minha causa mesmo, não to acostumado ver esse tipo de filme e acabei me perdendo no enredo. Várias cenas e situações eu não entendi até agora, como a da mão saindo da água, se o motoboy sabia que a mina foi estuprada ou se ele simplesmente estava achando que ela menstruou, a cena do cavalo, poderia fazer uma lista, vou dar uma lida em algumas críticas pra ver se melhora minha visão. A falta de diálogo foi o que mais me incomodou, to acostumado com 421929 falas por segundo, a falta do mesmo me deixava ansioso.

Dei um 4/5 porque por mais que não tenha me entretido é um filme bom e que pra quem gosta do gênero deve ser uma obra prima, gostei da fotografia e do clima do filme, além do motoboy ser lindo. Valeu a experiência.

descriptionClube do Filme - Topio Stin Omichli EmptyRe: Clube do Filme - Topio Stin Omichli

more_horiz
privacy_tip Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
power_settings_newInicie sessão para responder