Fórum para discussão de todo o universo Geek: Seriados, filmes, quadrinhos, livros, games e muito mais.

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

» Geral » Taverna » 

Viver para sempre - Lados positivos e negativos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

Josh

A imortalidade sempre foi vista como algo bastante positivo e é desejada por uma grande quantidade de pessoas. Seja corpórea ou apenas a consciência, viver para sempre nos permitiria fazer realmente tudo que gostaríamos de fazer, sem o medo de morrer no dia seguinte e não ter realizado tudo que pretendia.

Pode acompanhar o avanço da humanidade, ter milhões de experiências diferentes, estar sempre aprendendo mais e mais, poder ler todos os livros que gostaria de ler, poder realizar tudo que planejar, etc, são algumas das vantagens de se viver para sempre.

No caso da imortalidade não corpórea, você sempre vai ter consciência, sempre vai estar pensando e podendo fazer as coisas que sua vida sem corpo lhe permite fazer. Você também pode imaginar esse tipo de "vida" como um eterno sonho lúcido, onde você se torna uma espécie de deus do seu próprio mundo, sem ter absolutamente nenhuma limitação.

Agora, falando dos pontos negativos, começo com uma frase de Platão:

Existe a possibilidade da sua vida ser péssima. E com a imortalidade, você viveria sofrendo para sempre. Claro que em muitos casos, ao longo de décadas ou séculos, você poderia facilmente ter uma grande mudança para melhor na sua vida, até porque existe também o fator do avanço tecnológico e humano, que vai buscar sempre uma qualidade de vida cada vez mais elevada.

Se a imortalidade for apenas corpórea, existem algumas variáveis para considerar, como se sempre estará com um corpo jovem, se os outros humanos também são imortais, se os outros vão evoluir e você não, as limitações do corpo humano ao longo da idade, etc. Se você for o único imortal, pode ser uma grande vantagem ou uma grande desvantagem, dependendo de como o resto da humanidade lidará com isso e de como você lidará com as mortes de todos que conhece e estar sempre conhecendo pessoas novas.

Neil deGrasse Tyson também já opinou sobre isso: "É o conhecimento de que vou morrer que cria o foco que eu trago estando vivo."

Será que o conhecimento de que nunca vai morrer, você acabará não realizando as coisas que gostaria de fazer? Sempre adiando, afinal, você sempre vai ter tempo. Será que vai ser menos seletivo nas coisas da vida, como livros, já que poderá ler quantos quiser? E nas motivações do dia a dia?

Opinem sobre. Falem se gostariam ou não de viver para sempre, mais pontos positivos e negativos, etc.

Particularmente, eu gosto da ideia de você escolher quando vai morrer. E eu também preferiria um sonho lúcido infinito, com uma visão semelhante a que temos quando acordados, que acho que não tem nenhuma desvantagem, já que você não tem um corpo real.

Spoiler:

Ver perfil do usuário http://forumgeek.forumeiros.com

Luckwearer

Eu acho que não escolheria ser imortal nem normalmente nem num sonho lúcido infinito. Sempre achei imortalidade uma porra. Mas tem tantos seus lados positivos quanto negativos...

Positivos:

• Possibilidade de ver como a tecnologia e a humanidade vão avançar, as novidades que vem com o futuro.
  • Estou considerando que essa imortalidade tem o fator cura porque só vejo imortalidade fazendo sentido com você sendo invencível, então seria muito interessante também o peso que seria retirado das suas costas que nós pessoas normais carregamos todo dia, que é sair de casa se perguntando se hoje tu vai virar uma esquina e essa escolha vai ter levar pra um ladrãozinho de merda que ou vai te dar uma facada ou vai te meter um tiro na cara.
  • Ir à lugares inexplorados pelos perigos de lá, fazer coisas super perigosas, etc. Viver seu próprio Uncharted, Indiana Jones e etc sem medo de tomar no cu seriamente.
  • Virar o que você quiser: médico, advogado, escritor, faxineiro, prostituto, político, youtuber, etc. Isso no tempo e na ordem que você quiser, se for da sua vontade pode ser todos ou uma grande quantidade também.
  • Se você for uma pessoa responsável e que não tenha retardo, evitando fazer merdas, pode se tornar alguém muito respeitado e foda no mundo(que eu duvido que chegue até esse ponto antes de você se foder pela reação da galera).

Mas como eu disse, acho imortalidade uma porra, então vamos pros negativos:

• Pegando desse último ponto, eu acho muito provável que a reação do mundo não seja muito positiva... mas só vivenciando de fato pra saber como se desenrolaria isso.
  • Se você for merdeiro e resolver ser um imortal 0 fucks given, fazer uma merda séria, bem provável que você acabe preso. Agora me diz, mano, me diz como fica uma prisão perpétua para alguém imortal? E se for imortal tipo dar um tiro na sua cara e tu sobreviver, então definitivamente nem te sentenciando a morte vai ajudar de algo. Ou seja, olha que delicia viver eternamente numa prisão, literalmente eternamente, rezando todo dia pra rolar um apocalipse pra te tirar dali dentro. Imagina, sei lá, alguém te enterrar vivo em concreto ou terra mesmo? O que tu faz, bicho? Tu se fode... eternamente.
  • Se você for um frio e calculista aka *sasuke uchiha não preciso de ngm so gotico rockeiro vivo nas sombras* não vai ligar de todos seus amigos e pessoas que ama morrerem com o tempo, mas para um pessoa normal eu creio que vai ser um impacto muito grande. E isso vai acabar resultando numa profunda depressão que vai te corroer por dentro a cada ano de vida nos séculos que tu vai viver, porque olha bem, não vai ser só na primeira geração que você conheceu todos seus amigos e familiares, serão em todas seguintes. Você vai sempre conhecer novas pessoas e sempre vai vê-las morrer, e vai ser esse ciclo até algo te fazer deixar de ser imortal.
    No final a imortalidade não vai servir de nada, porque depois de um certo ponto você vai deixar de estar vivo por dentro.
  • Se eu entendi bem, sobre o sonho lúcido, é uma ideia muito tentadora, mas eu ainda prefiro uma vida normal mesmo. Sabe aquele ditado que sempre lutamos por algo, mas quando conseguimos meio que não demora muito pra perdermos o interesse? Não? Tudo bem, existe, porém não lembro muito bem e falei do meu jeito kkk. Questão que no começo seria maravilhoso, mas depois de um tempo seria tedioso e uma merda, pelo menos ao meu ver. Fora que pra mim a graça de viver é exatamente ter algumas limitações, ser livre pra fazer o que bem quiser como um "deus" e sua vida ser um mar de rosas pra mim parece uma bosta. Os momentos de alegria só são fodas exatamente por existir os de tristeza e num sonho lúcido duvido muito que teríamos muita infelicidade. Mas eu posso estar muito errado nesse ponto, porque não consigo imaginar muito bem como seria.

No fim, eu escolheria viver uma vida boa, longa (até uns 60 e poucos anos, tá bom), com alguns sonhos alcançados, sem muitas desgraças realmente sérias, mas acima de tudo, uma vida normal.

Ver perfil do usuário

Prime

No aspecto da evolução tecnológica é uma experiência tentadora. Além de acompanhar todos passos da humanidade ao longo do futuro, o indivíduo também pode despender tempo para se tornar um polímata famoso e assim participar de todos os passos da evolução. Vejo duas alternativas para o imortal: dedicar o seu dom a nada e sucumbir à solidão eterna ou tornar-se uma máquina a serviço da humanidade e sucumbir à solidão eterna. Particularmente, não acho a ideia interessante (assim como a de um sonho lúcido eterno), é como foi apontado: é a ciência de que um dia tudo acaba e o nosso instinto de sobrevivência que nos move. Embora o anseio de importância inerente a qualquer pessoa seja saciado com o dom, ele novamente irá latejar quando a parte sentimental já citada vier à tona. Essa questão para mim é um gato de Schrödinger nesses aspectos, e dando a ela a devida reflexão, percebemos que mortais como nós nunca estaremos aptos a lidar com as adversidades constantes de uma vida sem fim. Faz pensar em como gastamos nosso tempo finito.

Última edição por Prime em Sab Mar 04 2017, 01:10, editado 1 vez(es)

Ver perfil do usuário

Odassacarf

A vida é extremamente desinteressante mesmo com as limitações temporais, imagina sem elas. A questão é que as pessoas acabariam enjoando de tudo em períodos diferentes caso alcançassem a vida eterna. Temos como exemplo um personagem de Sandman, que por séculos negligenciou a morte; o acompanhamento tecnológico e a exploração de mundo não conseguiram sobrepor a solidão e a amargura. As coisas mudam, a burocracia aumenta, a moral se transforma. Qualquer um se cansaria, mesmo aquele ser mais primitivo que dedicasse os seus (eternos) dias ao prazer carnal.

O maior problema dos Sonhos Lúcidos é a falta de uma interseção. Você viveria uma mentira e não haveria ninguém para partilhá-la contigo.

Ver perfil do usuário

LazarusR

A imortalidade me parece algo insuportável para qualquer ser humano, mesmo que tal existência se tratasse apenas de boas experiências ininterruptas. Por razões lógicas, genes não constroem cérebros capazes de se manterem infinitamente satisfeitos. A sensação de falta é o verdadeiro motor de nossas ações: Somos programados para buscar aquilo que ainda não temos e/ou para manter algo que temos num mundo onde o contexto varia o tempo todo.

Porém, a pegadinha do Mallandro está no "para qualquer ser humano". Como a duração de nossa consciência (o eu) é limitada, a imortalidade é algo que deve ser artificialmente conquistado. E isto provavelmente aconteceria por meio de vários processos que nos mudariam tanto a ponto do termo "humano" talvez não ser mais aplicável.

Levando em conta todas estas mudanças, imagino que a imortalidade passe a ser não apenas suportável, mas sim plenamente satisfatória. Assim como uma criança muito pequena amadurece e se torna capaz de apreciar experiências da vida adulta, o processo da imortalidade deve nos desenvolver para lidarmos naturalmente com ela.

No fim das contas, com tempo infinito, capacidade de lidar com tal existência e acúmulo ilimitado de conhecimentos, todo problema se torna solucionável e formas de liberdade com as quais nem podemos sonhar seriam descobertas e experimentadas.

Ver perfil do usuário

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum: