Fórum para discussão de todo o universo Geek: Seriados, filmes, quadrinhos, livros, games e muito mais.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

 » Geral » Taverna » 

Stranger Things - O Mundo Invertido e o Plano das Sombras D&D

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

LazarusR

A série Stranger Things apresenta uma dimensão paralela, chamada por alguns personagens de Mundo Invertido: Um reflexo distorcido e escuro de nosso próprio mundo, habitado por pelo menos uma criatura quase totalmente fora de nossos padrões considerados naturais. No enredo, o Mundo Invertido foi prontamente associado pelos protagonistas ao Plano das Sombras, que faz parte da cosmogonia do RPG Dungeons & Dragons (D&D). Algo inevitável, visto que a própria série de fato definiu as características de sua dimensão paralela com o material existente no jogo.

D&D possui diversos livros que, basicamente, são divididos em duas categorias principais: Os livros básicos (que lidam com as regras do jogo e são indispensáveis) e os livros acessórios (que fornecem materiais de campanha que podem ou não ser adotado pelos jogadores). Entre os acessórios, há o Manual dos Planos, que descreve detalhadamente várias realidades alternativas aquilo que é designado por Plano Material (o equivalente ao nosso mundo, em termos de leis físicas).

O Plano das Sombras é uma das realidades alternativas em D&D que existem em sobreposição ao Plano Material (ocupa o mesmo "lugar", por assim dizer). É um plano desprovido de Sol e estrelas, onde qualquer fonte de iluminação tem seu alcance natural reduzido pela metade. Como retratado no Mundo Invertido, o Plano das Sombras é como um reflexo distorcido das estruturas naturais e artificiais que existem no Plano Material. Entretanto, possui habitantes nativos que não são reflexos de nenhuma criatura existente em outros planos.

Embora a série não tenha retratado claramente, existem fontes de alimento no Plano das Sombras, como frutas, por exemplo (embora estas sempre estejam gotejando um líquido escuro e ferruginoso, com a desagradável viscosidade do sangue) e água potável (que parece espessa ao paladar). A atmosfera de fato apresenta toxicidade, embora não seja no sentido de letalidade, mas sim de induzir adaptações nos corpos de visitantes que permanecem por longos períodos no plano.

Sendo um local desagradável e habitado por criaturas hostis, o Plano das Sombras costuma ser acessado deliberadamente apenas para a realização de deslocamentos. Ele é um dos planos classificados como transitório, significando que é possível utilizá-lo para se chegar a outros planos que não existem em sobreposição ao Plano Material. Ou, devido a uma peculiaridade conveniente, utilizá-lo como atalho entre dois pontos localizados no Plano Material — deslocamentos pequenos no Plano das Sombras equivalem a grandes distâncias percorridas no Plano Material. Mas, isso é algo que até onde sabemos não foi incorporado pela série.

Se, como parece, for concedido mais destaque ao Mundo Invertido na 2ª temporada, poderemos descobrir qual é a real profundidade das adaptações ao Plano das Sombras feita pela série. E quais serão os diferenciais inéditos não cobertos pela fonte original.

PS.: O Manual dos Planos é um livro cheio de ótimos  insights acerca de realidade alternativas, tratando de paraísos, infernos, planos etéreos, elementais etc, etc. Vale à pena conhecer.



Última edição por LazarusR em Qui Mar 23 2017, 22:07, editado 1 vez(es)


Ver perfil do usuário

Gulielmus

Achei esse conceito de Mundo Invertido bastante interessante, o que me fez até dar uma lida no Manual dos Planos da versão 3.5 depois de ver a série. É bem foda quantas perguntas se abriram a respeito de como esse mundo funciona, qual é a finalidade dele e tudo mais. 

Eu por exemplo acredito que ele possa ter sido "criado" pela própria Eleven naquele acidente, já que ele aparenta estar em uma forma de expansão, como se toda aquela escuridão estivesse sendo preenchida por esse reflexo do mundo real. O que não explica o que é o Demogorgon, de onde ele vem ou como ele foi criado, nem mesmo se existem mais criaturas parecidas com ele. 

Tô bem curioso para ver se eles vão abordar as origens desse Mundo Invertido nessa temporada, ou se vão manter o mistério.



 

Ver perfil do usuário

LazarusR

Gulielmus escreveu:Achei esse conceito de Mundo Invertido bastante interessante, o que me fez até dar uma lida no Manual dos Planos da versão 3.5 depois de ver a série. É bem foda quantas perguntas se abriram a respeito de como esse mundo funciona, qual é a finalidade dele e tudo mais. 

Eu por exemplo acredito que ele possa ter sido "criado" pela própria Eleven naquele acidente, já que ele aparenta estar em uma forma de expansão, como se toda aquela escuridão estivesse sendo preenchida por esse reflexo do mundo real. O que não explica o que é o Demogorgon, de onde ele vem ou como ele foi criado, nem mesmo se existem mais criaturas parecidas com ele. 

Tô bem curioso para ver se eles vão abordar as origens desse Mundo Invertido nessa temporada, ou se vão manter o mistério.


Não sei se Eleven criou ou se apenas esbarrou com o Mundo Invertido (embora imagine que seja a segunda possibilidade). Mas, no caso dela ter criado, cai em outro conceito interessantíssimo também abordado pelo Manual dos Planos: Os semiplanos.

Seja num caso ou outro, ela de fato criou um portal muito poderoso entre as duas realidades. Esse tipo de acesso normalmente não permite que o ambiente nativo de cada plano escape para o lado oposto. Só que o Mundo Invertido chegou a invadir o complexo científico. E é interessante notar que o mesmo não aconteceu do lado sombrio do portal. Talvez, porque o Mundo Invertido já seja mesmo uma espécie de vazamento de nosso mundo, não sei.

Outra coisa que me deixou intrigado foi Will Byer e aquele flash de Mundo Invertido no último episódio. Será que ele consegue enxergar a sobreposição dos planos ou será que ele está servindo como um tipo de âncora para a outra dimensão? No caso de D&D, quem permanece por muito tempo no Plano das Sombras acaba se tornando um vulto, um humanoide vinculado com a substância do plano.

Demogorgon ficou bem parecido com algumas criaturas extraplanares que caçam em planos diferentes daqueles onde realmente habitam. A capacidade de abrir portais que ele tem é bem interessante. Será que qualquer outra criatura que eventualmente exista por lá pode fazer a mesma coisa?

Também estou muito curioso para ver como o Mundo Invertido será tratado na próxima temporada.



Ver perfil do usuário

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum