Fórum para discussão de todo o universo Geek: Seriados, filmes, quadrinhos, livros, games e muito mais.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

 » Geral » Taverna » 

Veganismo - Um movimento falho e elitista

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1 Veganismo - Um movimento falho e elitista em Qui Ago 25 2016, 17:39

Daenerys

E aí, galera. Tava com saudade de ter tempo de criar algo construtivo aqui, eis que participei de uma conversa sobre isso, e gostaria de promover a discussão.

Pois bem, durante poucos debates que tive com vegetarianos/veganos sobre os motivos que os levaram a esse modo de vida, eles me deram os seguintes argumentos.

"Somos contra a matança de animais"
- Meu pensamento sobre isso é que, essa resposta é, no mínimo, contraditória, pois não vejo a mesma militância contra a morte de moscas, pernilongos, baratas e até mesmo a querida Taenia ssp. Ora, por que a vida de alguns animais é mais importante que outras? Só porque o porco é fofinho, enquanto o último é um parasita asqueroso? Pois bem, o homem tem a tendência a ter afeto a animais mais próximos evolutivamente de nós, enquanto os mais distantes sofrem um certo desprezo (é óbvio que isso não é uma regra, mas é o que mais comumente acontece).

"Somos contra o sofrimento desnecessário dos animais"
- Bem, que eu saiba, o animal sofrer não depende exclusivamente do homem, visto que os vegetarianos não irão ditar que os outros animais predadores terão a mesma piedade do pobre animalzinho indefeso na natureza.

"A alimentação vegana é muito mais saudável ao corpo do que a alimentação onívora, sendo esta totalmente dispensável"
- Sim, isso é o que os sites veganos pregam. O homem é um sucesso evolutivo, devido ao fato de existir há muito tempo e ter se adaptado à todas as condições a ele impostas. Os primeiros homens viviam da caça como também da coleta de frutos, modo de vida que pendurou até o início da agricultura. Esse modo de vida  gerou ao homem a capacidade de metabolizar os mais diversos tipos de proteínas (sucesso evolutivo, cof cof). As proteínas de origem animal são mais facilmente metabolizadas do que as proteínas de origem vegetal, pois, certos aminoácidos (estrutura elementar na formação de proteínas) presentes nos vegetais são diferentes das necessárias.

Outro ponto que é importante frisar. As plantas são constituídas principalmente de celulose, um polissacarídeo que não é capaz de ser absorvido pelo corpo humano. Logo, querer sobrepôr a dieta vegana nutricionalmente é, novamente, algo falho. Notem um pequeno adendo que exemplifica essa questão: é necessário uma quantidade muito alta de soja para suprir as necessidades nutricionais do corpo em comparação com a quantidade de carne vermelha.

O que os sites veganos pregam, e seus seguidores acreditam fielmente, é querer elevar as informações nutricionais do vegetarianismo, e querer diminuir as informações de uma vida carnívora, dizendo que o consumo de carne faz mal para a saúde, sendo que outras questões relacionadas à carne que podem fazer mal, e não a carne em si.

"O veganismo promove uma preservação do meio ambiente e da natureza, visto que o gado consome uma quantidade absurda de água (e outros argumentos relacionados""

- É aí que o outro assunto do tópico entra. O veganismo é um movimento elitista. Sim, elitista. Afinal, quantas pessoas pobres você vê comendo alimentos orgânicos? Como convencer um homem que exercita um trabalho braçal, a substituir seu querido arroz/feijão/bife, por um arroz integral, com soja, grão de bico, tofu, beterraba e afins? Convenhamos, quem executa um trabalho em um escritório sentado não sente tanta falta de uma carne quanto alguém que exerce trabalhos braçais como garis e serventes de pedreiro.
Por que os veganos não falam que a indústria da soja MATA muitos animais e desapropria famílias?
Por que os veganos alienados não enxergam que esse movimento minúsculo não afeta em nada o agronegócio?
Por que os veganos bebem cerveja de marcas que apoiam os rodeios?
Por que os veganos usam o argumento da feirinha do MST, com o pensamento utópico de que, só por eles plantarem o que comem, são veganos?

"Não gostamos de nada que tenha origem animal, não apoiamos pesquisa em animais"
- Pra começar, não vi até hoje alguém deixando de tomar vacina por ser vegano. Segundo, não enxergo a coerência em querer apoiar que os estudos sejam realizados em humanos, com uma vida maior, do que em ratos, com genomas próximos dos nossos e com vida curta. Seria mais vantajoso deixar uma pessoa paraplégica a vida toda (que, volto a frisar, é maior do que a de um rato) do que realizar a mesma pesquisa com um rato?

Bom, esses são só alguns dos argumentos que os veganos costumam usar. Quem quiser contribuir com essa discussão, deixa sua opinião aí. Very Happy

Ver perfil do usuário

Prime

Seus argumentos de caráter biológico são irrefutáveis, de fato. O veganismo deveria recolher-se a um mero estilo de vida ao invés de enaltecer-se como movimento, embora que, na minha opinião, seja algo válido. Dispomos de um poder imensurável sobre a fauna ─ traficamos, maltratamos, maltratamos e matamos e nos alimentamos deles ─ então, por que não poupar um animal de um processo tão doloroso, por mais distante seja a relação do humano para com o animal em questão? Se predador X vai comer o animal Y, anteriormente poupado de execução, é porque a ele não resta outra opção. Tal do humano é bicho escroto, isso não é novidade e nem é algo digno de culpa, afinal, brincamos de Deus por nos vermos em posição semelhante em relação ao resto da vida que habita o planeta, e tudo graças ao nosso sucesso evolutivo, como você disse. A questão é que privar-se desse poder para se comprovar um pouco menos "cruel" é uma opção compreensível.

Pensar que o veganismo, enquanto no papel de movimento, atingirá conquistas a nível revolucionário, tanto na indústria quanto na consciência individual, é no mínimo utópico, justamente por carecer de ideologias convincentes e principalmente econômicas.



Ver perfil do usuário

Odassacarf

Concordo plenamente com vcs, principalmente no que se refere à normalidade de relações predatórias na natureza e sobre o elitismo. O ser humano carece de atenção e de inclusão em algum tipo de grupo, com a internet esse tipo de coisa se popularizou virou praticamente moda. Desde que não encham o saco, veganos são engraçados pra caralho, teve aquela mulher que morreu ao tentar escalar um monte pra provar que vegano é 'normal', hue. O mais engraçado é que tomam pílula p/ não desmaiar.



Ver perfil do usuário

Kess

O veganismo, assim como vários movimentos atuais, mais exclui do que tenta ser inclusivo aos seus diversos.
No principal ponto de não comer animais e não ajudar à matança dos mesmos, posam como "certos" na questão alimentícia.
E muits vezes tentam se mostrar mais nobres ou superiores por causa disso.

Como gaúcho, sou acostumado com churrasco, e atualmente, minha dieta para emagrecer é focada bastante em proteína.
Como 4 ovos e quase meio quilo de carne por dia.

Mas tenho o relato de um amigo vegetariano (e não vegano), que ele disse que ficava bem desmotivado após o almoço, que sempre consistia de um grande pedaço de carne.
E que quando parou de comer, começou a se sentir bem, mais motivado. Mas um outro problema apareceu, ele engordou.
Começou a comer mais massas, e por isso acabou mudando a figura dele. O que também levou a outra quebra da crença que quem se alimenta "corretamente" seria uma pessoa mais magra.

Ver perfil do usuário

Jesus Monroe

Minha visão pessoal sobre os pontos levantados no tópico:

"Somos contra a matança de animais" / "Somos contra o sofrimento desnecessário dos animais"

Acho parcialmente justo, já que ainda são usadas diversas técnicas arcaicas no abate de gado. Mesmo sedo gado, animal criado para tal finalidade, o abate, não julgo necessário precisar deixar o boi de ponta cabeça e descer a lenha com marretadas, por exemplo. Sem falar no processo degradante que resulta na carne de vitela. É gostoso? Pra caralho, mas não deixa de ser menos horrível por ser tão saboroso. Ainda mais por ser um corte caro, que não visa alimentar boa parte da população que realmente precisa, tendo como alvo apenas um punhado de pessoas com um maior poder aquisitivo.

É preciso levar em conta também que existem animais e animais. E existem também as pragas. Você não vê ninguém defendendo carrapatos, baratas, caramujos ou ratazanas, já que essas merdas trazem doenças, destroem plantações, etc. Acredito que não há nada de errado em ir contra essa matança e sofrimento desnecessário dos animais, seja você vegano, vegetariano ou wheatever, mas daí querer insinuar que ninguém defende certas espécies é meio que incoerente da sua parte também.

"A alimentação vegana é muito mais saudável ao corpo do que a alimentação onívora, sendo esta totalmente dispensável"

Tenho quase certeza que não há nenhum estudo científico que comprove que alimentação X é melhor que Y. O importante é ser balanceada, evitando o excesso de produtos industrializados.

"O veganismo promove uma preservação do meio ambiente e da natureza, visto que o gado consome uma quantidade absurda de água (e outros argumentos relacionados)"

De fato, é verdade. A produção animal consome muito mais água do que a produção agrícola. Mas, também é um fato, como você bem citou, que existe um monopólio cruel de empresas (não só de soja) dominantes no meio rural, que estão passando por cima dos pequenos agricultores.

Recomendo o documentário Blue Gold: World Water Wars.

"Não gostamos de nada que tenha origem animal, não apoiamos pesquisa em animais"

Concordo, mas essa questão de pesquisas em animais vai além dos laboratórios médicos. Diversas empresas de cosméticos utilizam animais em seus testes. O bicho leva choque, leva agulhada, respira gás tóxico, tudo isso pra alguém ficar menos feio. Tudo isso porque é mais barato testar no peludo do que num computador. TUDO pelo dinheiro.



Ver perfil do usuário https://www.facebook.com/J.WalkingDead

Conteúdo patrocinado



Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum