Fórum para discussão de todo o universo Geek: Seriados, filmes, quadrinhos, livros, games e muito mais.

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

» Universo Geek » Filmes » 

Clube do Filme: Detachment

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1 Clube do Filme: Detachment em Dom Jul 10 2016, 20:03

Prime

Henry Barthes é um professor brilhante com um verdadeiro talento para se conectar com seus alunos. Em outro mundo, ele seria um herói para sua comunidade. Mas, assombrado por um passado conturbado, ele escolhe ser professor substituto - nunca na mesma escola por mais que algumas semanas, nunca permanecendo tempo suficiente para formar qualquer relação com os alunos ou colegas. Uma profissão perfeita para alguém que busca se esconder ao ar livre. Quando uma nova missão o coloca numa decante escola pública, o isolado mundo de Henry é exposto por três mulheres que mudam a sua visão sobre a vida: uma estudante, uma professora e uma adolescente fugitiva.

Dirigido por Tony Kaye. 

Ver perfil do usuário

2 Re: Clube do Filme: Detachment em Dom Jul 10 2016, 20:05

Odassacarf

Spoiler:
Com citações magistrais e cortes precisos, Detachment mostra que por trás de cada um há uma formação dolorosa. Seja com professores negligenciados - que são como sólidas rochas por fora, mas por dentro um turbilhão de emoções - ou com uma nova geração não-amada. Em meio a isso, o altruísta Henry, que é bem interpretado por Adrien Brody.

This is the water and this is the well.
Drink full; end is end.
The horse is the white of the eyes, the dark within.

Ver perfil do usuário

3 Re: Clube do Filme: Detachment em Seg Jul 18 2016, 18:20

Chris

Spoiler:
Vou começar apontando a direção do filme que achei muito boa, já conhecia o Kaye por American History X e esse cara manda muito bem em prender você no filme, eu estava tão vidrado na trama que nem vi as horas passarem.

A atuação do Adrien é ótima, ele consegue demonstrar todo o peso que o personagem carrega nas costas, já havia curtido a atuação desse cara em Houdini, ganhou mais um ponto positivo comigo. E o resto do elenco não tenho o que reclamar, as atuações variam de funcionáveis e boas.

Dei nota 4.5/5.0 no Filmow, me prendeu, gostei da forma que o filme foi dirigido com aqueles flashes no meio das cenas. Achei alguns momentos em que personagens foram meio que "jogados", como foi o caso da ruiva gostosa, mas entendo que precisava de mais tempo para desenvolver outros personagens.

OBS: A gorda foi tarde.

Ver perfil do usuário

4 Re: Clube do Filme: Detachment em Seg Jul 18 2016, 19:11

Jesus Monroe

Spoiler:
Longa vai muito além do que a maioria dos filmes do gênero apresentam. Os bangunceiros, trombadinhas e afins continuam bangunceiros, trombadinhas e afins no fim do filme. Há apenas o respeito com o professor. Henry tenta ajudar sua aluna com problemas da maneira como pode, mas ela acaba se matando no fim. Gostei muito dos diálogos do filme, sempre muito significativos e que refletem muito no nosso dia a dia. Elenco muito bom, Adrien Brody monstro como sempre, mas queria destacar a Lucy Liu, que teve uma cena muito bem representada, talvez a melhor que eu já tenha visto dela.

Ver perfil do usuário https://www.facebook.com/J.WalkingDead

5 Re: Clube do Filme: Detachment em Seg Jul 18 2016, 21:25

Dwight

Difícil de falar desse filme, apesar de eu ter gostado muito.

Spoiler:
Dos melhores reflexos de descaso juvenil, — por parte dos pais, professores e dos próprios adolescentes consigo mesmos, — que eu já vi num filme do tema, que não é nada simples. Difere dos outros ao focar não nos alunos, que são meros coadjuvantes, mas no professor, que assim como os estudantes é uma pilha de incertezas, infelicidade e sentimento de falha. Professor substituto, o personagem do Adrien Brody era tão inseguro que não se permitia algo constante ("We all need something to distract us from complexity and reality", no caso dele o emprego que ele não deixava se tornar algo "real") ficava algumas semanas e trocava de escola, e a distância que ele colocava entre ele e qualquer outro era um reflexo do vazio que sentia e dos próprios problemas que vivenciou: dos cuidados ao avô senil, que podia ter abusado da mãe que se matou, ao trabalho caótico e todas as crianças perdidas que encontrou pelo caminho, — mas em todo caso ele usava de empatia pra enfrentar a indiferença, apesar das próprias angústias.

Gostei muito que o filme não é exageradamente otimista, como a maioria que trata de educação é, e sim desoladoramente real. As coisas dão errado, o alcançável está longe de ser o utópico: professor falha, os pais falham, os alunos falham fodidamente, e a maioria nem se importa, um aluno pode ser "consertado", mas ainda vão ter milhares no caminho errado e outros milhares que irão pra esse caminho. De qualquer maneira, o Henry continua fazendo o seu melhor, do jeito que pode, contra o desapego com o próximo. O estilo de direção que simula um documentário fortalece a veracidade da história, que apesar de fictícia, é muito real. 5/5.

Ver perfil do usuário http://filmow.com/usuario/lamb

6 Re: Clube do Filme: Detachment em Ter Jul 19 2016, 15:29

Gulielmus

Spoiler:
Muito humano, muito real. A direção realmente se mostrou impecável, soube contar a história muito bem, de uma forma imersiva que te envolve completamente. Semelhante ao que o Chris já citou, o filme pareceu passar tão rápido que eu nem me dei conta quando já tava no fim. 

Esse já é um tema que sempre me prende bastante, e mesmo que o foco desse seja mais na figura do professor, rolou uma identificação muito forte com todo o contexto, seja me trazendo lembranças do passado, ou com reflexões sobre o futuro. Destaco o ponto que achei mais forte em todo o enredo: a relação entre o Henry e a Erica, que mesmo sendo algo mais à parte do núcleo principal, se encaixa perfeitamente em tudo, fazendo até um paralelo com o desfecho trágico da Meredith. 

Atuações excelentes, (Adrien Brody é foda), trechos marcantes e momentos emocionantes. Curti pra cacete, entrou na minha lista de filmes favoritos fácil. 5/5

Ver perfil do usuário

7 Re: Clube do Filme: Detachment em Sex Mar 03 2017, 21:08

Josh

Assisti o filme recentemente e me surpreendi muito.

Spoiler:

Sempre achei interessante esses filmes que retratam a relação entre professores e alunos. Mas esse daqui foi muito além e melhor do que eu esperava. Foi realístico, abordou vários temas e teve um ótimo protagonista. Achei a combinação que formou o personagem bem única. Professor substituto, solitário, altruísta, com problemas familiares.

A trama com a Erica iniciou-se como secundária, mas acabou sendo quase que a principal. Enquanto o professor não conseguiu salvar uma aluna que sofria bullying e rejeição - a Meredith, ele pôde mudar completamente a vida de uma garota de programa, ajudando-a e acreditando que ela poderia sair daquela complicação que vivia.

Por isso, considero que o final foi meio feliz e meio triste. Ele não mudou o comportamento dos alunos baderneiros (pelo menos, não como a maioria dos filmes sobre o tema retrata, o que achei bacana) e não salvou uma garota com bastante potencial. Mas no fim, conseguiu fazer a diferença na vida de pelo menos uma pessoa.

Ver perfil do usuário http://forumgeek.forumeiros.com

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum: