Introdução - Inkscape 2000px-Inkscape_logo_2.svg

Inkscape  

É um editor de imagem vetorial, gratuito e multiplataforma, que fornece uma interface para criação deste tipo de imagem, sem a necessidade de criar manualmente a codificação SVG.

Diferença entre imagens bitmap e vetorial

Imagens bitmap são compostas por pixels (pequenos quadrados individuais, capazes de suportar apenas uma cor num dado momento).  Neste tipo de imagem, cada pixel possui uma posição predeterminada e imutável. A consequência disso é que a imagem sofre degradação quando é ampliada ou reduzida.

Imagens vetoriais são formadas por expressões matemáticas ao invés de por pixels estáticos. Isso significa que a imagem vetorial não sofre degradações por causa de ampliação ou redução. Cada vez que alguma mudança ocorre, a imagem é recalculada para manter a qualidade original.

Demonstração:

Introdução - Inkscape 153r3v5
Imagem original

Introdução - Inkscape B5idls
Se a imagem original for bitmap, ampliá-la resulta em degradação

Introdução - Inkscape 2ed61pf
Entretanto, se a imagem original for vetorial, então pode ser
ampliada sem degradação

Aplicação:

Criação de logotipos, imagens que receberão qualquer tipo de redução/ampliação de escala (impressões gráficas ou alteração de display), imagens animadas via programação, entre muitas outras (onde a qualidade e o tamanho reduzido do arquivo sejam prioridade).

Comentários:

O Inkscape é um programa moderadamente simples de usar, que conta com uma comunidade de desenvolvedores e adeptos bastante sólida. No site oficial (que existe em português, inclusive), além de ser possível baixar o programa para diversos sistemas operacionais, ainda existem muitos tutorias claros e úteis disponíveis.

Site:

https://inkscape.org/pt/

Considerações Finais:

Se você sente interesse na manipulação de imagens com alta qualidade, com possibilidade de suportar animação e que sejam adequadas tanto para impressão quanto para programação web, não deixe de instalá-lo.

Estou a disposição para esclarecer eventuais dúvidas para qualquer interessado.