Atari 2600 20131202172714!Atari_2600_logo

Nos anos 70, muitas máquinas de jogos estavam em alta, e de olho nesse mercado Nolan Bushnell viu uma oportunidade de ganho nesse mercado. Junto com seu amigo Ted Dabney criaram o fliperama Pong, que basicamente era um jogo de tênis que tinham suas barras verticais que ficavam rebatendo um cubo (bola). Você poderia jogar contra o computador ou com outro jogador. Apesar de bem simples, fez grande sucesso durante aqueles anos.
Para se produzir um equipamento desses, era preciso montar um console inteiro com um monitor sendo ele voltado totalmente para um único jogo.
Atari 2600 Pong-machine

Pensando numa outra forma de ganhar dinheiro com os jogos eletrônicos, Bushnell pensou em criar um console de jogos que você ligaria na TV, e poderia levar os jogos mais conhecidos dos fliperamas para a tela da TV dos norte-americanos, onde você não precisaria montar um console inteiro para um único jogo, mas sim um equipamento que você só trocaria os jogos através de cartuchos, com isso nascia o Atari 2600.
Foi um tremendo sucesso de vendas, toda criança americana queria ter um Atari em casa, tanto que chegou a marca de 30 milhões de aparelhos vendidos.
Atari 2600 Article_img

Mas nem tudo são glórias, quando a Atari estava no auge, Nolan Bushnell vende a empresa para a Warner dando início ao seu declínio.
Começaram a ser lançados muitos jogos sem nenhuma qualidade, acreditando que o consumidor consumiria aquilo mesmo se os jogos não fossem tão bem produzidos, e as vendas do aparelho e dos jogos começaram a cair. As crianças começaram a ter pavor dos jogos, achando tudo sem graça e não desejando mais o produto. Como não se tinha controle das empresas que fabricavam jogos para o Atari, começou a surgir jogos bastante estranhos como o Custer´s Revenge, que é um Cowboy que fica fugindo de flechas para alcançar uma índia, que está amarrada para estuprá-la.
Atari 2600 Custer_s_revenge_pal_cart_5

A última pá de terra no console foi o jogo ET o extraterrestre, que estava sendo produzido para o lançamento junto com o filme, sendo investindo uma verdadeira fortuna para ter os direitos da produção do jogo. No início o jogo vendeu muito bem, mas com o tempo as pessoas foram devolvendo os jogos para as lojas, pela baixa qualidade do game, fazendo a Atari ficar com grande quantidade do jogo em estoque. Tentando esconder a situação da empresa, vários desses cartuchos foram enterrados em Alamogordo, Novo México, mas a noticia acabou chegando na imprensa, mostrando a real situação da empresa, declarando falência em 1983 sendo conhecido como o crash dos vídeo games.
Atari 2600 Atari5

No Brasil.

Atari 2600 20160125_092353_zpshquxb1dd

Essa reserva de mercado permitia que as empresas daqui trabalhassem em produtos alternativos de grandes empresas do exterior. Com isso foram lançados por aqui vários clones do Atari 2600, como o CCE Vg 3000 e o Milmar Dactar sem sofrer nenhum tipo de pressão com esses lançamentos das empresas no exterior.
Como a Atari nos EUA estava quebrada e com um monte de consoles encalhados, a Polyvox resolveu trazer esses consoles para o Brasil fazendo uma verdadeira revolução por aqui.
Finalmente um produto oficial e de qualidade estava entrando nos lares dos brasileiros, pipocavam comerciais sobre o produto na TV, começaram a surgir lojas especializadas, campeonatos dos jogos, videolocadoras com o produto para locação, sem contar que por causa dos antigos clones, era fácil encontrar jogos pelo Brasil.
Atari 2600 20160125_092634_zpsrh2rwniv

Graças ao lançamento da Atari da Polyvox, essa política de reserva de mercado foi aos poucos perdendo força, com lançamentos futuros de consoles oficiais pelo Brasil como o caso do Master System e Mega Drive.
Atari 2600 20160125_092608_zpsswkahes1

Pontos positivos a serem destacados.

Actvision
Atari 2600 120909

Com a compra da Atari pela Warner, alguns programadores abandonaram a Atari e criaram a Actvision, que foi responsável por alguns dos melhores jogos do Atari e está no mercado de games até hoje.
River Ride

Atari 2600 Carol-shaw-600x350

Um dos jogos mais conhecidos do Atari 2600 foi produzido por uma mulher, Carol Shaw que trabalhava para a Activision. Foi a primeira mulher a ganhar destaque no mundo dos games.
Você tem alguma história com o Atari, ou alguma sugestão a acrescentar? comente!